Arm, do SoftBank, revela queda de receita antes de IPO nos EUA
Por Manya Saini e Jaiveer Shekhawat
(Reuters) - A fabricante de chips Arm, de propriedade do SoftBank, divulgou nesta segunda-feira uma modesta queda de 1% na receita anual ao tornar público os documentos para uma listagem nos Estados Unidos no que se espera ser a maior oferta pública inicial (IPO) do ano.
As vendas da Arm caíram para 2,68 bilhões de dólares no ano encerrado em 31 de março, prejudicadas por uma queda nas remessas globais de smartphones. As vendas do trimestre encerrado em 30 de junho caíram 2,5%, para 675 milhões de dólares.
A listagem da Arm deve reviver um mercado de IPOs sem brilho, que no último ano viu algumas grandes startups adiarem seus planos de listagem devido à volatilidade do mercado e ao sentimento de aversão ao risco.
"Vemos um bom pipeline de empresas pré-IPO que estão indecisas entre uma listagem em 2023 ou 2024. Embora a Arm seja um ativo único, a recepção dela nos dirá muito sobre o sentimento do mercado", disse Matthew Kennedy, analista da empresa de pesquisa de IPOs Renaissance Capital.
A empresa, cuja tecnologia de chips alimenta a maioria dos smartphones, incluindo iPhones, não revelou o número de ações que está vendendo, nem o preço de sua oferta.
O SoftBank estaria buscando uma avaliação entre 60 bilhões e 70 bilhões de dólares para a empresa no IPO, previsto para setembro.
Anteriormente, a empresa buscava levantar entre 8 bilhões de dólares e 10 bilhões de dólares com a listagem, mas fontes disseram que o valor caiu na semana passada depois que ela adquiriu uma participação de 25% na Arm que não possuía diretamente do Fundo Vision, apoiado pela Arábia Saudita.
As esperanças de uma recuperação na atividade de IPO foram sustentadas por estreias fortes, como a da Kenvue, uma cisão da Johnson & Johnson, e da cadeia de restaurantes mediterrâneos Cava.
As listagens tradicionais já levantaram 10,25 bilhões de dólares até agora este ano até 20 de agosto, excluindo acordos de Companhia com propósito Especial de Aquisição (SPAC, na sigla em inglês), quase o dobro do nível visto em 2022, mostraram dados da Dealogic.
O SoftBank também está em negociações com várias empresas de tecnologia para torná-las investidores fundamentais na Arm antes de seu IPO, incluindo Amazon.com e Nvidia, conforme noticiado pela Reuters.
O SoftBank adquiriu a Arm por 32 bilhões de dólares em 2016 e fechou um acordo de grande sucesso quatro anos depois para vendê-la para a Nvidia. No entanto, a compra foi posteriormente cancelada devido a obstáculos regulatórios.
O valor do acordo em dinheiro e ações com a Nvidia anunciado em 2020 foi originalmente estimado em cerca de 40 bilhões de dólares, mas aumentou posteriormente de acordo com os ganhos das ações da fabricante de chips.
Goldman Sachs, JPMorgan, Barclays e Mizuho são os principais subscritores da oferta. A Arm espera listar na Nasdaq sob o código para negociação "ARM".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.