Premiê chinês diz que relações e cooperação comercial sino-americanas enfrentam dificuldades

PEQUIM (Reuters) - As relações bilaterais e a cooperação econômica e comercial entre a China e os Estados Unidos estão enfrentando dificuldades, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, ao presidente do Conselho Empresarial EUA-China em visita a Pequim.

Os comentários de Li ocorreram em um momento de relações gélidas entre as duas maiores economias do mundo e antes da esperada visita da secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, à China no final de agosto, que a Bloomberg News informou em 31 de julho.

"Atualmente, as relações e a cooperação econômica e comercial China-EUA estão enfrentando algumas dificuldades, que exigem que ambos os lados mostrem sinceridade, se aproximem e façam esforços conjuntos", disse Li ao presidente do conselho, Marc Casper, na segunda-feira, de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Li acrescentou que a China está disposta a trabalhar com os EUA para salvaguardar conjuntamente as regras do comércio internacional e garantir a estabilidade das cadeias industriais globais.

No mesmo dia, Casper também se encontrou com o ministro da Indústria chinês, Jin Zhuanglong, disse o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação em um comunicado, acrescentando que os dois tiveram uma troca "profunda" sobre a cooperação sino-americana para o desenvolvimento industrial e outras questões.

(Reportagem de Ella Cao e Liangping Gao em Pequim e Meg Shen em Hong Kong)

Deixe seu comentário

Só para assinantes