Níquel deve ter impulso do reequilíbrio do índice de commodities, dizem analistas

Por Eric Onstad

LONDRES (Reuters) - É provável que o mercado de níquel sofra uma onda de compras antes e durante o reequilíbrio anual dos índices de commodities em janeiro, segundo analistas, recebendo um impulso depois que os preços caíram este ano devido a preocupações com os excedentes do material de aço inoxidável.

Os fundos que usam os índices de commodities S&P GSCI e Bloomberg precisam ajustar suas participações durante um reequilíbrio de cinco dias, em grande parte com base nos movimentos de preços do ano anterior.

Os traders geralmente se posicionam com antecedência para tirar proveito do reequilíbrio, que ocorre de 8 a 12 de janeiro de 2024.

Durante esse período, outras commodities também serão afetadas, mas em menor grau do que o níquel, disseram os analistas.

O óleo de soja e os suínos magros também serão impulsionados, ao passo que o petróleo WTI, o chumbo e o açúcar sofrerão algumas vendas.

"O níquel será a commodity mais afetada devido ao seu fraco desempenho", disseram os analistas do Societe Generale em uma nota.

O níquel na London Metal Exchange (LME) caiu 44% até o momento neste ano e, nesta semana, os preços do material para baterias de veículos elétricos atingiram 16.710 dólares a tonelada, o valor mais baixo desde maio de 2021.

Os movimentos do mercado geralmente ocorrem antes do reequilíbrio real em janeiro, como no ano passado, quando a Bloomberg adicionou chumbo ao seu índice de commodities, estimulando uma alta em novembro e dezembro.

Continua após a publicidade

É provável que os movimentos no níquel sejam exagerados pelo corte de posições vendidas (apostas em preços mais baixos).

"A posição vendida na LME, segundo nossas estimativas, é a maior de todos os tempos", disse Alastair Munro, da corretora Marex.

Espera-se que os investidores comprem 9.974 contratos de níquel no valor de 1,033 bilhão de dólares, disseram os analistas do Citi em uma nota. O SocGen e a Marex esperam um número menor. O valor final será determinado pelo preço no final de dezembro.

Os volumes de níquel da LME melhoraram este ano, embora ainda estejam abaixo dos níveis anteriores a um aumento caótico de preços em março de 2022, que forçou a LME a interromper o comércio de níquel e cancelar as negociações.

O investimento geral em fundos baseados em índices de commodities e em fundos negociados em bolsa (ETFs) de commodities foi reduzido este ano.

Desde o pico de 930 bilhões de dólares no primeiro e segundo trimestres de 2022, os ativos de commodities sob gestão caíram 35%, desafiando aqueles que defendem a narrativa de um "superciclo" de commodities, disse o Citi.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes