Gerdau vende participação nas joint-ventures Diaco e Gerdau Metaldom para Grupo INICIA

Por Andre Romani e Patricia Vilas Boas

(Reuters) - A Gerdau informou nesta quarta-feira que celebrou acordo para a venda de toda a sua participação nas joint-ventures Diaco e Gerdau Metaldom ao Grupo INICIA por um preço base correspondente a 325 milhões de dólares, conforme fato relevante.

A empresa estima que o fechamento da operação ocorrerá no primeiro semestre de 2024.

O Grupo INICIA é atual sócio da Gerdau em ambas joint-ventures, cujo conjunto de ativos detidos compreende unidades industriais de produção de aços longos com capacidades de produção de 360 mil toneladas de aciaria e 1,250 milhão de toneladas de laminação, acrescentou a siderúrgica.

De acordo com a Gerdau, nos últimos seis anos, o Ebitda médio combinado de ambas as operações totalizou 134 milhões de dólares, sendo que a participação da Gerdau correspondia a cerca de 50% dessa geração.

As joint-ventures atuam nos mercados da Colômbia, República Dominicana, Panamá e Costa Rica.

A conclusão da transação ainda está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais em operações desta natureza, afirmou a Gerdau, em especial a aprovação pela autoridade de defesa de concorrência na Colômbia.

"Os recursos provenientes da transação serão utilizados na execução do programa de Capex Estratégico da companhia", disse a siderúrgica em documento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes