GE tem lucro acima do esperado, mas previsão decepciona mercado e ações caem

Por Rajesh Kumar Singh e Abhijith Ganapavaram

(Reuters) - As ações da General Electric caíam nesta terça-feira depois que a empresa sinalizou um lucro menor do que o esperado para o trimestre atual e após a companhia divulgar resultado de quarto trimestre acima das previsões do mercado devido a uma forte demanda por peças e serviços para motores a jato.

A empresa espera lucro ajustado de 0,60 a 0,65 dólar por ação no trimestre até março ante 0,72 dólar por papel estimado por analistas, segundo pesquisa da LSEG.

As ações da General Electric caíam cerca de 6% nas negociações pré-mercado.

O negócio de aviação da GE vem acompanhando um aumento na demanda por serviços de pós-venda, uma vez que a forte recuperação do setor aéreo após a pandemia e escassez de novos aviões levam as companhias aéreas a manterem seus jatos de passageiros operando por mais tempo.

A GE informou que a divisão aeroespacial, que fabrica motores para jatos da Boeing e da Airbus, deverá ter lucro operacional ajustado de 6 bilhões a 6,5 bilhões de dólares em 2024 e mais de 5 bilhões de fluxo de caixa livre.

A paralisação dos Boeing 737 MAX 9 para verificações de segurança após a queda de um pedaço da fuselagem durante um voo da Alaska Airlines neste mês, bem como um problema com motores Pratt & Whitney Geared Turbofan (GTF), da rival RTX, devem manter alta a demanda por serviços de pós-venda.

"O recente acidente da Alaska Airlines faz com que o mercado de reposição aeroespacial comercial seja, mais uma vez, a parte mais segura do setor em termos de lucros, com a demanda robusta e o poder de precificação firmemente intacto", disse Seth Seifman, analista do JP Morgan na semana passada.

A GE disse que o portfólio de negócios de energia, conhecido como GE Vernova, deve gerar uma receita de 34 bilhões a 35 bilhões de dólares e um fluxo de caixa livre de 700 milhões a 1,1 bilhão de dólares em 2024.

Continua após a publicidade

O lucro ajustado da GE no trimestre encerrado em dezembro foi de 1,03 dólar por ação, acima do 0,91 dólar por papel esperado por analistas. A receita total aumentou 15%, chegando a 19,42 bilhões de dólares.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes