Ações da China fecham em alta após Pequim nomear novo regulador

XANGAI (Reuters) - As ações da China fecharam em alta nesta quinta-feira depois que Pequim nomeou um regulador veterano como o novo chefe do órgão de vigilância de valores mobiliários e após medidas para estabilizar os mercados de ações.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,64%, registrando a quarta sessão consecutiva de ganhos, enquanto o índice de Xangai subiu 1,28%.

Na semana, o CSI300 saltou 5,8% e o índice de Xangai avançou 5%, ambos registrando seu maior ganho semanal desde novembro de 2022. Os mercados estarão fechados para o feriado do Ano Novo Lunar a partir de sexta-feira.

No entanto, o índice Hang Seng, de Hong Kong, teve queda de 1,27%, pressionado uma queda de 6,1% do Alibaba Group depois que a receita do terceiro trimestre do gigante da Internet ficou abaixo das estimativas.

O gabinete da China substituiu Yi Huiman como presidente da Comissão Reguladora de Títulos e Valores Mobiliários da China (CSRC) por Wu Qing, um regulador veterano com reputação de ser rígido.

"Essa medida incomum sinaliza mais atenção ao mercado de capital por parte dos principais líderes", disseram analistas da Jefferies em nota. "Continuamos cautelosos no horizonte de um ano, mas vemos uma chance crescente de forte apoio de liquidez para a compra de ações pela equipe nacional."

As autoridades tomaram uma série de medidas para resgatar o mercado, inclusive pedindo a investidores estatais que comprem fundos diretamente para elevar o mercado. Os órgãos reguladores agiram para restringir as vendas a descoberto.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,06%, a 36.863 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,27%, a 15.878 pontos.

Continua após a publicidade

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,28%, a 2.865 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,64%, a 3.364 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,41%, a 2.620 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX não teve operações.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,42%, a 3.142 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,31%, a 7.639 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes