Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Recolhimento de IOF sobre posição cambial vendida fica para outubro

28/07/2011 10h37

SÃO PAULO - O governo só irá recolher o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre a variação da posição vendida dos bancos em 5 de outubro, pela necessidade de desenvolver sistemas de apuração e recolhimento do tributo.

Até lá, "não haverá recolhimentos e todos os valores devidos serão recolhidos de uma única vez na data mencionada", informa nota divulgada pelo Ministério da Fazenda.

A decisão foi tomada após Fazenda, Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) terem iniciado reuniões com representantes do setor financeiro "para avaliar impactos e discutir a operacionalização da Medida Provisória" anunciada ontem.

A medida foi anunciada ontem, mas analistas já alertavam para a dificuldade em calcular a posição líquida vendida de cada um dos participantes do mercado financeiro.

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, explicou ao Valor que caberia à BM&FBovespa e à Cetip fazer a apuração do IOF todos os dias e cobrá-lo a cada dez dias. Para isso, as duas câmaras de compensação terão que trocar informações sobre o investidor, para saber a posição líquida dele no mercado.

(Daniela Machado | Valor)