Reclamações contra bancos diminuem em agosto, diz BC
Pelo segundo mês consecutivo, o número de reclamações contra os bancos apresentou queda. De acordo com levantamento do Banco Central (BC) foram registradas 2.195 reclamações procedentes no mês de agosto, uma queda de 6% em comparação com as 2.335 reclamações procedentes apuradas em julho. Em junho, foram 2.406 reclamações.
Pelo sétimo mês seguido, o Santander lidera o ranking de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes. O BC tem um critério para montar esse ranking. São utilizados o número de reclamações procedentes - aquelas que infringem normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC - divido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.
O banco espanhol teve 419 reclamações procedentes e contava com 23.096.498 de clientes sob o FGC. Com isso, seu índice fechou agosto em 1,81. Em segundo lugar no ranking de reclamações está o HSBC, que tomou a posição do Itaú, com índice de 1,28 - foram 74 reclamações para 5,77 milhões de clientes.
Em terceiro lugar aparece o Banco do Brasil, com índice de 1,18, mesma posição de julho. O banco estatal teve 410 reclamações divididas entre 34,6 milhões de clientes. O conglomerado Itaú aparece na sequência. A instituição apontou índice de 1,1 - foram computadas 287 reclamações para um universo de 25,9 milhões de correntistas. Encerrando o "top five" está a Caixa Econômica Federal, que mostrou índice de 0,8. Foram 430 reclamações para 53,2 milhões de clientes. A Caixa estava em sexto lugar no mês de julho.
Débitos não-autorizados lideram a lista
No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 358 ocorrências. Aqui, a Caixa foi líder, com 93 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (79) e Santander (69). O segundo maior número de reclamações foi de prestação irregular de conta salário, com 249 queixas, sendo 150 referentes ao Santander, ou seja, o banco espanhol foi responsável por 60% das reclamações. A prestação de esclarecimentos incompletos/incorretos teve 207 ocorrências. O BMG registra o maior número de reclamações do tipo, com 41 ocorrências.
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Bonsucesso lidera o ranking de reclamações desde fevereiro. Na sequência aparecem o BMG, J.Malucelli, BNP Paribas e Daycoval.
Entre as administradoras de consórcio, o BC computou 11 reclamações no mês passado, contra 24 em julho. As principais reclamações envolvem descumprimento de prazos e problemas na contemplação.
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