IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Protesto em SP contra Copa tem 5 detidos e porta de banco quebrada

14/03/2014 00h10

O terceiro protesto contra a realização da Copa do Mundo ocorrido este ano em São Paulo terminou com cinco detidos e uma porta de vidro do Banco do Brasil depredada na avenida Paulista, disse o tenente-coronel José Eduardo Bexiga, comandante da Polícia Militar (PM) na região central. Segundo ele, os manifestantes portavam bolas de aço, estiletes e facas.

Bexiga disse que não houve mudança na recomendação da Secretaria de Segurança Pública sobre a atuação policial. No protesto do dia 22 de fevereiro, a PM havia entrado em confronto com manifestantes e 262 pessoas foram detidas.

O protesto começou no Largo da Batata, às 18h, com cerca de mil pessoas participando nas primeiras horas, segundo cálculo da PM. O efetivo policial contou com 1,7 mil profissionais.

O protesto teve alguns momentos de tensão. Manifestantes e policiais quase entraram em confronto na avenida Rebouças, quando a polícia revistava alguns jovens. Depois, na avenida Paulista, o clima voltou a esquentar.

Uma nuvem de fumaça em cima de um carro assustou policiais e manifestantes na rua Vergueiro. A PM não confirmou a versão segundo a qual a fumaça era proveniente de um sinalizador atirado pela polícia e devolvido pelos manifestantes.

O protesto acabou depois das 23h, na praça da Sé.