Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Vendas de veículos caem 7,2% em maio ante 2013, mostra Anfavea

05/06/2014 11h20

As vendas de veículos novos no Brasil somaram 293,4 mil unidades em maio, marcando declínio de 7,2% em relação ao volume do mesmo período de 2013. Ante abril, que teve um dia útil a menos de venda, o volume de emplacamentos ficou praticamente estagnado, com inexpressiva alta de 122 unidades.

Segundo balanço da Anfavea, entidade que abriga as montadoras instaladas no país, a queda das vendas no acumulado do ano, que estava em 5% no primeiro quadrimestre, foi para 5,5% no fechamento de maio, como reflexo da acomodação da demanda depois que o governo retirou parte dos descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Montadoras e concessionárias também reclamam da seletividade dos bancos na liberação de crédito para compra de carros, situação para a qual tentaram negociar uma solução com o governo e instituições financeiras. A Anfavea pode revisar ainda hoje as previsões que, por enquanto, apontam para crescimento de 1,1% das vendas de veículos neste ano. Em 2013, perto de 3,8 milhões de unidades foram licenciadas no país.

Quando se considera apenas os automóveis de passeio e os utilitários leves, foram emplacadas 278,4 mil unidades no mês passado, recuo de 7,5% ante o resultado de um ano antes. Na comparação com abril, as vendas nesse segmento - que teve parte dos descontos no IPI retirada na virada do ano - mostraram baixa de 0,6%.

As vendas de caminhões, por outro lado, registraram alta de 0,6% na comparação anual e de 16,8% em relação a abril, chegando a 12,7 mil unidades licenciadas.

O balanço da Anfavea mostra ainda que os emplacamentos de ônibus caíram 15,5% em relação a maio de 2013 e tiveram leve avanço de 0,3% ante abril deste calendário. No total, 2,2 mil ônibus foram licenciados no mês passado.

Os importados, conforme a Anfavea, responderam por 18% de todos os veículos vendidos em maio, acima dos 16,9% do mês anterior.