Desemprego sobe 6,4% na indústria e 4,4% na construção civil, aponta IBGE
Dados do IBGE mostram que caiu o número de empregados na indústria e na construção civil das seis principais regiões metropolitanas do país em setembro. A queda do emprego nesses setores foi parcialmente compensada pela alta no setor de serviços.
Na comparação com agosto, a indústria demitiu 59 mil pessoas no mês passado, uma queda de 1,7% na força de trabalho do setor. No confronto com o mesmo período do ano passado, houve um tombo: queda de 6,4% ou demissão de 238 mil empregados.
São Paulo, região mais industrializada do país, lidera as demissões no setor, com menos 37 mil empregados ante agosto e menos 137 mil ante setembro de 2013.
Na construção civil, o desemprego atingiu 63 mil pessoas ante agosto (-3,5%), e na comparação com o mesmo período do ano passado a baixa foi de 81 mil (-4,4%).
São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte lideraram as demissões nesse setor.
O comércio demitiu 5.000 pessoas ante agosto, mas teve saldo positivo de 22 mil em relação a setembro do ano passado.
Serviços prestados às empresas, educação, saúde e administração pública, serviços domésticos e outros serviços tiveram saldo positivo no emprego.
O IBGE informou nesta quinta-feira que a taxa de desemprego média das seis regiões atingiu 4,9% em setembro, a menor para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.