Brasil pode esgotar capacidade de transmissão de energia em 2019
O sistema elétrico brasileiro pode enfrentar um esgotamento da capacidade de transmissão da região Norte para o Sudeste e o Sul em 2019, alertou o assessor da diretoria-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) Marcelo Prais. Na prática, o sistema de transmissão não seria suficiente para transportar toda a energia que será gerada no Norte nesse período.
"Provavelmente, não teremos condições para escoar toda a energia [do Norte] durante o período chuvoso", afirmou Prais, em conferência internacional de energia Câmara de Comércio Americana (Amcham) do Rio de Janeiro.
"Se não tivermos leilões de transmissão que deem conta dessa sinalização [de necessidade de novas linhas], poderemos ter dificuldade de escoamento mais para o final do quinquênio [2015-2019]", completou.
Prais ressaltou a necessidade de investimentos robustos em transmissão de energia nos próximos anos e lembrou que leilões recentes não têm atraído o interesse dos investidores para vários lotes. Ele também defendeu a proposta que vem sido levantada pelo ONS de realização de leilões de energia por fonte e por região para minimizar o problema.
Questionado sobre o risco de esgotamento da capacidade de transmissão, o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, presente ao evento, explicou que há uma grande quantidade de projetos de linhas de transmissão enviada para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pronta para ser licitada.
Com relação ao suprimento de energia, Prais lembrou que a última revisão do Plano Anual da Operação Energética (2015-2019), feita em agosto, reduziu em cerca de 3.500 MW (megawatts) médios a demanda de energia para os próximos quatro anos devido à desaceleração da economia do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.