IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dólar cai ante real com alívio externo, mas incertezas persistem

12/01/2016 10h25


O dólar cai ante o real nesta terça-feira, refletindo o dia de maior apetite por risco nos mercados internacionais, após pregões de intenso nervosismo. Às 10h19, a moeda americana era negociada a R$ 4,0458, queda de 0,08%.

As bolsas de valores europeias chegam a subir mais de 2% nesta jornada, a mesma em que o principal índice da bolsa chinesa conseguiu evitar perdas e o yuan mostra certa estabilização. Além disso, o petróleo saiu das mínimas do dia.

O sentimento, contudo, segue bastante frágil, ainda por incertezas sobre a capacidade do governo chinês de lidar com os efeitos da desaceleração da segunda maior economia do mundo sobre os mercados domésticos. E esse receio pode se intensificar ao longo do dia, à medida que crescerem as expectativas a respeito de dados de comércio exterior e investimento direto na China a serem divulgados na madrugada.

No Brasil, analistas podem ainda avaliar expectativas de mais fluxo diante da notícia de que investidores chineses estariam interessados em aplicar recursos em rodovias brasileiras.

Além do governo federal, os Estados também estão procurando os chineses para destravar investimentos. A lista de projetos inclui siderúrgica no Maranhão, porto na Bahia, trem de passageiros no Paraná e até a ressurreição da refinaria "premium" do Ceará, plano abandonado pela Petrobras.