Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Faturamento do varejo de SP cai 10% em outubro na comparação anual

12/01/2016 12h15

O faturamento do varejo do Estado de São Paulo caiu 10,2% em outubro do ano passado, na comparação com o mesmo período em 2014, de acordo com dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgados nesta terça-feira (12), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Com faturamento real de R$ 46,1 bilhões, a menor receita registrada para o mês de outubro desde 2010, o varejo do Estado perdeu R$ 5,3 bilhões na comparação com igual mês de 2014. De janeiro a outubro, o recuo foi de 6,1%.

Dos nove segmentos do varejo analisados, sete registraram quedas de dois dígitos em outubro, com destaque para as concessionárias de veículos (-22,9%), materiais de construção (-21,4%) e outras atividades (-18,3%).

Por outro lado, o faturamento do segmento de supermercados aumentou 7,1%. O setor de farmácias e perfumarias cresceu 0,8%.

Entre as 16 regiões paulistas que compõem a pesquisa, apenas o comércio varejista da região de Marília, no centro-oeste do Estado, conseguiu evitar retração em suas vendas em outubro.

Para a FecomercioSP, a queda expressiva de receita no primeiro mês do trimestre mais forte para o varejo mostra que o comércio atravessa uma crise aguda, influenciada pela queda da renda, aumento da inflação e do desemprego.