Receita do Grupo Pão de Açúcar fica estável no 4º trimestre
A receita líquida do grupo varejista Pão de Açúcar ficou praticamente estável no quarto trimestre de 2015, em comparação com igual período de 2014, com alta de 0,2%, para R$ 19,7 bilhões.
O segmento alimentar avançou 6,7% no trimestre, para R$ 10,48 bilhões, enquanto a divisão não alimentar caiu 6,2%, com vendas de R$ 9,25 bilhões. O grupo engloba as redes Pão de Açúcar, Extra, Assaí, Casas Bahia, Ponto Frio e as operações de comércio eletrônico Cnova Brasil e Cdiscount.
A bandeira atacadista Assaí foi destaque ao crescer 27,8% nos três últimos meses de 2015. A reforma de lojas Extra e a resiliência das outras bandeiras foram os principais motivos para o aumento das vendas alimentares, segundo o GPA. A companhia notou aumento de tráfego de clientes em todas as bandeiras.
Na categoria "mesmas lojas", que mensura o desempenho de lojas abertas há pelo menos um ano, as vendas caíram 2,3% de outubro a dezembro. O indicador avançou 1,9% no canal multivarejo e Assaí, subiu 9,5% na Cnova, mas caiu 15,2% na Via Varejo. No acumulado de 2015, as vendas "mesmas lojas" recuaram 1,2%.
A empresa abriu 25 novos estabelecimentos no trimestre, sendo 24 no segmento alimentar e 1 loja da Casas Bahia. No ano, foram 118 inaugurações. "Os formatos de maior retorno seguirão como prioridade de expansão", informou a companhia no relatório de vendas.
A receita líquida somou R$ 69,11 bilhões em 2015, alta de 5,5% sobre o ano anterior. A divisão alimentar cresceu 7,1%, para R$ 37,2 bilhões, e a não alimentar avançou 3,7%, para R$ 31,99 bilhões.
"Em 2016, a companhia continuará focada na competitividade com objetivo de continuidade dos ganhos de participação de mercado observados em 2015, sustentado por eficiência operacional e expansão dos formatos de maior retorno", informou o GPA.
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