Bolsas

Câmbio

Ibovespa tem leve avanço; Vale e Petrobras operam em alta


O Ibovespa oscila entre leve alta e queda nesta jornada, entre as influências da Europa, que sobe, e dos futuros dos Estados Unidos, que caem. O índice subia 0,03% às 11h07, para 37.657 pontos.

Os mercados se acomodam, após uma sequência de reações fortes. As commodities continuam em baixa, como minério de ferro e petróleo. A despeito disso, as ações de commodities na Bovespa aproveitam o dia mais calmo para uma recuperação técnica e tinham alta.

Segundo operadores, há um leve alívio no mercado de ações após a decisão do Banco Central (BC) de manter a taxa Selic em 14,25% ao ano, já que aumento de juros sempre representa maior concorrência para a renda variável.

O tom positivo da Europa ajuda a Bovespa, mas analistas comentam que a prova de fogo do dia é a abertura de Nova York e, por enquanto, os futuros americanos indicam queda.

O dia mais calmo leva a recuperação das ações que mais perdem no ano, mas também ações que ganham com o dólar em alta. Com isso, sobem papéis como Rumo (5,91%), Gerdau PN (1,76%), Fibria ON (5,64%), Bradespar (1,88%), CSN (2,48%), Vale ON (2,17%), JBS ON (1,61%), Usiminas (2,94%), Gerdau Metalúrgica PN (1,94%) e Vale PNA (1,87%).

Petrobras também tinha avanço. A PN ganhava 2,03% e a ON registrava elevação de 1,69%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos