Pesquisa indica que 91% dos brasileiros reduziram consumo em 2015
A redução do consumo atingiu 91% dos brasileiros em 2015 na comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa do Instituto Data Popular divulgada nesta quinta-feira.
A pesquisa mostra, porém, que os entrevistados não estão dispostos a repetir o comportamento do ano passado: 72% dos que deixaram de realizar alguma atividade de consumo planejada em 2015 pretende retomá-la em 2016.
A maior frustração dos brasileiros, de acordo com a pesquisa, foram as viagens internacionais: 65% dos entrevistados disseram que não puderam realizar a viagem planejada no ano passado. Desses, 42% desejam viajar este ano.
A compra de imóveis veio logo em seguida, com 63% de entrevistados com planos frustrados nessa área. Desse total, 35% acredita poder realizar o sonho neste ano. O percentual dos que desejam comprar um computador em 2016 (92% dos entrevistados), reformar a casa (78%) ou adquirir móveis (70%) ou eletrodomésticos (69%) é maior que o de consumidores frustrados nesses segmentos. Os percentuais de frustração variam de 41% a 54% dos pesquisados.
Para 81% dos entrevistados pelo instituto, o Brasil "com certeza" está em crise; 18% disseram que o país "provavelmente" vive uma crise e 1% diz que "provavelmente" não.
Dos que acham que existe crise, 55% a consideram a pior que já enfrentaram.
Nas respostas múltiplas, a crise econômica liderou as indicações, sendo apontada por 97% dos entrevistados, enquanto 93% consideram haver crise política. Também foi apontada a existência de uma crise de liderança (por 92%) e de perspectiva (90%).
O Data Popular entrevistou 3,5 mil consumidores em 153 municípios de todos os Estados brasileiros entre os dias 4 e 12 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1,66 ponto percentual para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%, segundo o instituto.
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