Demanda doméstica da Gol cai 8% no quarto trimestre
A companhia aérea Gol registrou em dezembro de 2015 uma retração de 3% para a oferta doméstica medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK na sigla em Inglês) ante igual mês de 2014. Na mesma base de comparação, a demanda doméstica apurada em passageiros-quilômetros transportados (RPK) caiu 6%.
Levando em conta os dados acumulados no quarto trimestre, a oferta doméstica da Gol caiu 4% e a demanda cedeu 8% ante igual intervalo de 2014.
A taxa de ocupação doméstica da Gol foi de 78% em dezembro de 2015, queda de 2,2 pontos percentuais ante igual mês de 2014. No trimestre de outubro a dezembro, esse indicador ficou em 76% (menos 3,9 p.p.) e no ano em 78% (0,2 p.p. de queda).
No acumulado em 2015, a Gol teve aumento de 1% para a demanda doméstica e estagnação para a oferta doméstica.
Quando considerados os dados de todo o sistema - voos domésticos e internacionais, a Gol fechou 2015 com estagnação para a oferta, aumento de 1% para a demanda, registrando uma taxa de ocupação de 77,2%, aumento de 0,3 ponto percentual ante 2014.
A Gol informou que o crescimento do Prask - receita por passageiro transportado a cada assento disponível por assento por quilômetro voado - foi de 2,3% no último trimestre do ano passado, na comparação com o quarto trimestre de 2014, e de 7,2% em relação ao terceiro trimestre de 2015. Nessas mesmas bases, o crescimento do yield foi, respectivamente, de 6,8% e de 11,7%. Os números, segundo a Gol, são "reflexo das ações adotadas pela companhia recentemente com foco na recuperação do resultado operacional".
Internacional
No mercado internacional, a Gol reduziu a oferta em dezembro e no quarto trimestre de 2015 em 22% e 13%, respectivamente. No ano acumulado de 2015, o corte de capacidade foi de 3%. Segundo a companhia, esse movimento foi reflexo dos ajustes de malha ocorridos ao longo do ano.
A demanda nos voos internacionais, por sua vez, apresentou queda em dezembro e no quarto trimestre de 20% e 13%, registrando uma taxa de ocupação de 71,7% e 70,8% respectivamente.
Para 2015, a demanda no mercado internacional aumentou 4%, levando a taxa de ocupação para 71,6%, uma expansão de 0,6 ponto percentual.
A Gol informou que o combustível de aviação (QAV) no quarto trimestre de 2015 ficou entre R$ 2,25 e R$ 2,29 por litro, o que representa uma queda de aproximadamente 6% frente a 2014.
A empresa apontou que o QAV em reais no trimestre foi parcialmente beneficiado pela queda dos preços internacionais (jet fuel) de 44,6%, porém, impactado pela depreciação média do real em 51,1% no mesmo período, além do deslocamento temporal médio de 45 dias devido os critério da fórmula de precificação do QAV no Brasil.
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