IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump e Sanders vencem prévias em New Hampshire; 2º lugar indefinido

10/02/2016 01h06


O empresário Donald Trump venceu a prévia de New Hampshire do Partido Republicano e o senador Bernie Sanders (Vermont) foi o ganhador no Partido Democrata.

Trump obteve 34% dos votos dos eleitores republicanos no Estado, enquanto Sanders ficou com 58% dos votos dos democratas. A ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou em segundo lugar entre os democratas, com 40%. Os percentuais podem ser alterados, pois esses resultados foram calculados com 40% da apuração no Estado. Mas os partidos reconheceram as vitórias de Trump e Sanders pouco depois das 21h de Washington (meia-noite em Brasília).

"Nós enviamos a nossa mensagem para Wall Street e Washington que foi do Maine até a Califórnia", disse o senador do pequeno Vermont, em New Hampshire, Estado que tem apenas 1,5 milhão de habitantes. "A nossa mensagem é a de que o governo dos Estados Unidos pertence às pessoas e não aos donos das campanhas e aos grandes doadores", continuou. "As pessoas querem mudanças reais", completou o senador, alfinetando a campanha de Hillary, que prega a continuidade das mudanças implementadas na gestão do presidente Barack Obama.

"Vamos ver nessa campanha quem é o melhor fazedor de mudanças para o país", respondeu Hillary. "Nós temos que fazer uma campanha pelos direitos humanos como direitos dos negros, dos gays, das mulheres, dos trabalhadores. Será uma campanha de direitos humanos através da América", ressaltou.

As projeções de vitória de Sanders e Trump foram divulgadas logo após o fechamento das urnas em New Hampshire. Com 40% da apuração finalizada, Hillary obteve 40% dos votos e aceitou o segundo lugar no Estado.

Já Trump registrava 34% dos votos dos republicanos com 40% da apuração e não poderia mais ser alcançado, segundo as estimativas, pelos demais pré-candidatos do partido. A disputa pelo segundo lugar foi intensa em New Hampshire e o governador de Ohio John Kasich liderava essa disputa, com 15,7%, seguido pelo senador do Texas Ted Cruz (11,8%), pelo ex-governador da Flórida Jeb Bush (11,4%) e pelo senador da Flórida Marco Rubio (10,5%). Mas ainda restavam 60% dos votos e a segunda colocação poderia mudar.

A disputa pelo segundo lugar é importantíssima entre os republicanos, pois poderá indicar o pré-candidato que será apoiado pelo establishment do partido de modo a deter Trump, que não conta com a preferência dos grandes doadores.

A prévia de New Hampshire foi a segunda nos Estados Unidos. A primeira ocorreu em Iowa e terminou com a vitória de Cruz entre os republicanos e de Hillary entre os democratas. No entanto, Hillary venceu por margem mínima, de 0,2%, indicando que o resultado foi mais um empate técnico com Sanders do que uma vitória da ex-secretária de Estado. Trump foi o segundo em Iowa.

As próximas prévias vão ocorrer em Nevada e na Carolina do Sul.

As convenções que vão definir os candidatos dos partidos vão ocorrer em junho. As eleições serão feitas em 8 de novembro.