IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe com ajuda de commodities; Usiminas lidera ganho

16/02/2016 11h40


O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, tem um dia positivo, com desempenho superior ao das bolsas da Europa, puxado por ações de empresas ligadas a commodities. O índice subia 1,19% às 11h20, para 40.569 pontos, com a alta do petróleo e ganhos nas bolsas da China.

Para o economista-chefe do Modalmais, Álvaro Bandeira, trata-se de um repique, puxado pelos ajustes para cima dos preços do petróleo e do minério de ferro, mas as altas de ontem e de hoje não significam uma mudança de rumo do Ibovespa. "Estamos longe de uma sinalização positiva consistente. Os dados econômicos, tanto no Brasil quanto no exterior, devem continuar vindo fracos", afirma o especialista.

As ações da Usiminas disparam, com alta de 8,88%. Reportagem do Valor sobre a necessidade de uma injeção de capital na empresa informa que o grupo japonês Nippon Steel, acionista da empresa desde os anos 60, diz estar pronto para aprovar um reforço de capital para a Usiminas.

Outras ações de empresas que vendem commodities complementam o quadro de destaques do Ibovespa. CSN subia 5,14%, Gerdau Metalúrgica PN ganhava 5,38%, Gerdau PN tinha alta de 5%, Petrobras ON subia 2% e Vale ON ganhava 2,8%.

O mercado local descola do exterior com a alta do petróleo e notícias positivas na China. O óleo nos EUA subia 2% e, na Inglaterra, ganhava 1,9%. O minério de ferro no porto chinês de Qingdao fechou em alta de 1,1%, para US$ 46,78.