Lucro líquido da CVC soma R$ 165,5 milhões em 2015, alta de 13,5%
A CVC, maior operadora de turismo do país, registrou no quarto trimestre lucro líquido de R$ 58,1 milhões, retração de 2,5% ante igual período de 2014.
Na mesma base de comparação, as reservas confirmadas cresceram 2%, para R$ 1,32 bilhão, os embarques aumentaram 3%, para R$ 1,476 bilhão, enquanto a receita líquida apurada ficou em R$ 231,4 milhões, expansão de 5% na base anual.
Com o desempenho apurado entre outubro e dezembro, a CVC fechou 2015 com lucro líquido de 165,5 milhões, um aumento de 13,5% sobre 2014. Na mesma base de comparação, a receita líquida de vendas subiu 13,7%, para 812,6 milhões.
A CVC vendeu em reservas confirmadas um total de R$ 5,2 bilhões em 2015, aumento de 6% sobre 2014. Os embarques feitos pela companhia subiram 12,1%, para R$ 5,213 bilhões.
Segundo a CVC, a desvalorização do real levou a uma mudança no comportamento de compra dos consumidores, com a migração para produtos domésticos e resorts nacionais, que apresentaram crescimentos de 18% e 16% versus 2014, respectivamente.
"Apesar desta mudança, o ticket médio se manteve estável, os clientes que mudaram para pacotes domésticos mantiveram gastos similares com as férias, quando comparado com os valores gastos em viagens internacionais", disse o presidente da CVC, Luiz Falco.
Em todo 2015, a CVC embarcou 3,8 milhões de passageiros, ante 3,372 milhões em 2014. "Para entregar esse resultado, no ambiente de recessão, a CVC embarcou 400 mil passageiros a mais. O nome do negócio continua sendo resiliência".
O executivo apontou que em 2015 a CVC implementou uma série de iniciativas para capturar novos fluxos de receita. Ele citou a venda de seguros, ingressos de eventos e shows, aluguel de carros e tours. "Esses produtos representaram em vendas um aumento de 27% em relação ao ano anterior. São produtos auxiliares que reforçam o nosso posicionamento como um prestador de serviço completo no segmento de turismo", disse Falco.
A CVC manteve no quarto trimestre e no ano de 2015 a margem líquida da companhia na casa de 15,7% e 15,6%, respectivamente, ante 15,4% um ano antes.
Quando contabilizados os números da consolidadora Rextur Advance e da agência on-line Submarino - compradas pela CVC em 2015 - o balanço da holding atinge lucro líquido de R$ 72 milhões, no quarto trimestre, e de R$ 203,6 milhões em todo o ano.
Falco disse que nos quatro primeiros meses desde a formalização das aquisições, a CVC já capturou sinergias de custos que totalizam R$ 32 milhões. "O importante é capturar as sinergias muito rápido", disse Falco.
Durante o quarto trimestre de 2015, a também CVC abriu 50 novas lojas, finalizando o ano com 90 aberturas líquidas no ano.
Em dezembro de 2015, a companhia somava uma rede de 1.004 lojas exclusivas. "Para os próximos anos, já temos acordado o plano de expansão com nossos Master Franqueados, abrangendo 300 aberturas de lojas no período 2016-2018", apontou Falco.
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