Bolsas

Câmbio

Volume de serviços prestados no país cai 3,6% em 2015


O volume de serviços prestados no país teve queda de 5% em dezembro, na comparação com igual período do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o pior resultado para o mês desde 2012, início da série histórica do levantamento. No ano de 2015, os serviços acumularam queda de 3,6%, também recorde negativo.

Já a receita nominal do setor subiu 0,3% em dezembro, acumulando alta de 1,3% no ano de 2015.

O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, que caiu 6,9% no mês, foi o principal impacto negativo no resultado do setor em dezembro, contribuindo com 2,1 pontos percentuais para a taxa de 5%. No ano, esse grupo de atividades também teve o principal resultado negativo, acumulando recuo de 6,1% em 2015.


[module:valor_wysiwyg|src:sites/default/files/infograficos/Brasil/servicos/servicos_17022016_625.html|width:100%|height:625]


O setor de serviços teve uma piora acentuada no segundo semestre do ano passado, acompanhando a gradual deterioração da economia, de acordo com o IBGE.

Desde 2014, a atividade do setor vem se deteriorando. A expansão de 5% no primeiro trimestre daquele ano baixou a 1,2% no fechamento do período. Em 2015, os serviços já iniciaram no vermelho, uma retração que se aprofundou seguidamente: queda de 1,5% no primeiro trimestre, de 2,7% no segundo, de 4,2% no terceiro e, por fim, recuo de 5,7% no volume de serviços prestados no país na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Desta forma, a queda do setor no primeiro semestre de 2015 foi de 2,1% e mais que dobrou, para 4,9% nos seis meses seguintes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos