IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Depois da vitória de Picciani, Marcelo Castro volta à Saúde

18/02/2016 08h20


Exonerado por um dia, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) voltou a ser nomeado ministro da Saúde. O decreto de nomeação foi publicado nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União".

Castro foi um dos cinco reforços enviados à Câmara pelos governistas para eleger Leonardo Picciani (RJ) como líder do PMDB na Casa. Ontem, Castro avaliou que o governo saiu mais fortalecido após a vitória de Picciani. Apesar das críticas, o ministro licenciado negou haver problemas no fato de haver deixado a pasta para votar como deputado. Castro acredita que a "população entende a importância da votação", mesmo diante da necessidade de combate ao mosquito transmissor do vírus zika.

O Palácio do Planalto fez a diferença na eleição, ontem, do líder do PMDB na Câmara. Por 37 votos a 30, o Leonardo Picciani foi reconduzido ao cargo, numa demonstração de que o governo da presidente Dilma Rousseff ainda dispõe de algum poder de articulação no Congresso.

O grande derrotado da disputa foi o presidente da Casa, Eduardo Cunha, que assumiu e fez campanha aberta em favor do deputado Hugo Motta (PB), o adversário de Picciani.

Na prática, o PMDB permanece dividido entre situação e oposição ao governo Dilma, mas a tese do impeachment perdeu no embate das duas correntes.