IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Moody's rebaixa ratings de quatro Estados e das cidades de BH e Rio

24/02/2016 18h50

A agência de classificação de risco Moody's rebaixou os ratings de crédito dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Maranhão em moeda local e estrangeira. Também cortou as notas das cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Para os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Maranhão e para a cidade do Rio, a agência mantém a perspectiva negativa. Já para o Paraná e a cidade de Belo Horizonte, a perspectiva é estável.

De acordo com a Moody's, a decisão de rebaixar os entes regionais reflete a redução do rating nacional - de Baa3 para Ba2 - anunciada na manhã desta quarta-feira. A Moody's foi a última entre as grandes agências de rating a tirar o grau de investimento do Brasil.

A agência ressaltou que a economia mais fraca reduziu as receitas para os governos regionais e elevou os desafios para o corte e controle dos gastos. Para a Moody's, "o enfraquecimento do ambiente macroeconômico continuará a exercer pressão sobre a qualidade do crédito de Estados e municípios brasileiros em um futuro próximo".
Veja como ficam os ratings dos entes regionais
São Paulo - Baa3 para Ba2 - perspectiva negativa

Minas Gerais - Ba1 para Ba3 - perspectiva negativa

Maranhão - Ba2 para Ba3 - perspectiva negativa

Paraná - Ba1 para Ba3 - perspectiva estável

Município do Rio de Janeiro - Baa3 para Ba2 - perspectiva negativa

Município de Belo Horizonte - Ba1 para Ba3 - perspectiva estável