IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de Itaipu em fevereiro é a maior desde inauguração da usina

29/02/2016 18h45

A hidrelétrica de Itaipu produziu 8,5 milhões de megawatts-hora (MWh) em fevereiro, volume recorde desde a inauguração da usina, em 1984. No primeiro bimestre a produção, também recorde, foi de 17,2 milhões de MWh.

"Itaipu contribui de forma expressiva para dar segurança ao governo brasileiro de que as hidrelétricas conseguirão suprir a maior parte da demanda, sem utilização das térmicas mais caras", disse, em nota, o diretor técnico executivo da usina binacional, Airton Dipp.

Segundo a empresa, neste primeiro bimestre, Itaipu colocou 2,8 milhões de MWh a mais no mercado do que no primeiro bimestre do ano passado, quando o cenário hídrico era mais crítico. Desde o último semestre de 2015, a produção de Itaipu continua sendo beneficiada pelo El Ñino, com mais chuvas na região Sul do país.



Responsável por atender 15% do mercado brasileiro e mais de 75% do consumo paraguaio, Itaipu tem compromisso de produzir 75 milhões de MWh. Para este ano, a expectativa é voltar a gerar acima dos 90 milhões de MWh, o que não acontece há dois anos. De acordo com a empresa, a meta é feita com base num conjunto de fatores: cenário hidrológico positivo, condições excelentes de produção e de escoamento da energia em ambos os países, além de uma boa gestão coordenada dos recursos elétricos e energéticos.