Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Quase 40% da população com mais de 18 anos tem dívidas em atraso

11/04/2016 11h50

O número de consumidores brasileiros que têm alguma conta com pagamento atrasado aumentou para 58,7 milhões em março, o que representa 39,64% da população acima de 18 anos. O dado representa alta de 700 mil pessoas em relação a fevereiro. Os números são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Desde janeiro de 2015, a estimativa é que 4,2 milhões de pessoas tenham sido incluídas na lista.

Esta estimativa é baseada em dados do SPC Brasil e em uma amostra aleatória de CPFs retirados do banco de dados da entidade e dos demais bureaus de crédito que atuam no país.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, espera aumento da inadimplência nos próximos meses devido à piora do mercado de trabalho e da economia. "A inflação elevada tem prejudicado o planejamento financeiro dos brasileiros, já que há perda constante do poder de compra. Além disso, as altas taxas de juros encarecem as compras realizadas a prazo e os financiamentos, dificultando ainda mais o pagamento em dia dos compromissos financeiros", afirma.

A região que tem a maior proporção de inadimplentes em relação à população total é o Norte (46,35%), seguida por Centro-Oeste (42,85%) e Sul (36,21%). Os dados a respeito do Sudeste não são detalhados por causa da chamada "Lei do AR", segundo a qual os consumidores paulistas que tenham contas em atraso só podem ter seu nome incluído entre devedores se assinarem um aviso de recebimento (AR) enviado pelos Correios.

Os atrasos nos pagamentos das contas de água e energia elétrica, assim como as dívidas bancárias são as responsáveis pelo aumento do número de devedores em março, segundo o SPC/CNDL.