Bolsas

Câmbio

Ibovespa sobe com cena política; CSN, Gerdau e Vale são destaques

O Ibovespa sobe, movido por questões políticas locais, mas também com respaldo de notícias externas positivas para o Brasil. O índice tinha valorização de 1,74% às 10h44, para 51.038 pontos.

No exterior, o preço do minério de ferro subiu 4,7% no mercado à vista chinês e foi a US$ 58,5 em Tianjin, na China. A notícia dá mais fôlego aos papéis de mineração e siderurgia, que dispararam ontem pelo mesmo motivo. Entre as altas, estavam CSN (6,13%), Gerdau PN (3,35%), Vale ON (5,5%), Usiminas PNA (3,35%) e Vale PNA (4,45%).

Os mercados também reagem à aprovação ontem do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff pela comissão especial na Câmara dos Deputados. Embora já esperasse derrota, o Palácio do Planalto considerou que os votos favoráveis ao impeachment foram superiores ao previsto, o que demonstra a posição mais frágil do governo em uma semana decisiva para o processo de impedimento de Dilma.

Além das questões políticas, um dado econômico foi positivo. Segundo o IBGE, as vendas no varejo avançaram 1,2% em fevereiro, o melhor resultado para o mês desde 2010.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos