Bolsas

Câmbio

Vendas no varejo têm melhor fevereiro desde 2010, aponta IBGE

O volume de vendas no varejo aumentou 1,2% em fevereiro, perante um mês antes, quando houve recuo de 1,9% (dado revisado), descontados os efeitos sazonais. As informações constam da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o melhor resultado para o mês desde 2010, quando as vendas cresceram 2,7%.

Apesar do resultado positivo, o comércio varejista acumula baixa de 7,6% no ano e de 5,3% no acumulado em 12 meses. Na comparação com fevereiro de 2015, o varejo caiu 4,2%, 11ª taxa negativa seguida nesse tipo de confronto.

A expectativa dos consultados pelo Valor Data era de que as vendas varejistas registrassem queda de 0,2% em fevereiro. O intervalo das projeções ia de retração de 1,1% até alta de 1,3%.

O IBGE também informou que a receita nominal (sem desconto da inflação) do varejo subiu 1,3% em fevereiro, depois da alta de 0,1% em janeiro, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com o segundo mês de 2015, a receita nominal aumentou 7,3%. No ano, a alta foi de 3,9% e, em 12 meses, de 3%.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas aumentou 1,8% em fevereiro, em relação ao mês anterior, quando diminuiu 1,6% (dado revisado). Foi o melhor resultado para o mês desde 2010, quando subiu 4%.

As vendas de veículos aumentaram 3,8% em fevereiro e as de materiais de construção subiram 3,3%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos