Bolsas

Câmbio

Bovespa fecha em baixa pressionada por bancos

O Ibovespa fechou em baixa de 0,65% aos 53.562 pontos. Segundo operadores deste mercado, os investidores mantém cautela nas transações. Entre as ações que registraram as maiores quedas estão as do setor bancário. Entre os fatores que colaboram para a baixa desses papéis há o fato de o governo ter anunciado um decreto que acaba com o incentivo para captação de bancos via debêntures de leasing e inclui essas operações entre as sujeitas à cobrança de IOF regressivo, com alíquota de 1% ao dia em caso de resgate de aplicação antes de 30 dias. Em janeiro deste ano, o estoque de captações via debêntures de leasing era de R$ 485 bilhões.

Entre as ações com as maiores altas ficaram Cemig PN (3,23%), Localiza ON (3,09%), Estácio Participações ON (2,94%), Rumo Logística (2,94%) e Pão de Açúcar PN (2,27%).

As maiores baixas eram Gerdau Metalurgia PN (3,09%), Marfrig ON (2,92%), Gerdau PN (2,81%), Itau Unibanco PN (2,73%) e Banco do Brasil ON (2,53%).

Também ajuda na baixa do preço das ações, a informação de que a Sete Brasil apresentou na sexta-feira pedido de recuperação judicial e o impacto negativo do decreto que acaba com incentivo para captação de bancos via debêntures de leasing são os fatores determinantes para a queda no preço das ações.

Segundo reportagem do Valor, no caso da Sete Brasil, são R$ 18 bilhões em débitos pendentes com os seis grandes bancos nacionais, o Fundo Garantidor de Construção Naval (FGCN) e o FI-FGTS (dívida subordinada).

No mercado internacional, as bolsas da China e de alguns países asiáticos estão fechadas devido ao feriado do Dia do Trabalho. Nos Estados Unidos, os principais indicadores operava em alta. O S&P 500 subia 0,66%, o Nasdaq tinha alta de 0,68% e o Dow Jones tinha valorização de 0,59%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos