IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

GM demite 300 funcionários da fábrica de Gravataí (RS)

02/05/2016 17h46

A General Motors (GM) comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (RS) a demissão de 300 dos 825 funcionários da fábrica no município da região metropolitana de Porto Alegre que estavam com os contratos suspensos de 1º de dezembro do ano passado até o dia 30 de abril. A parcela equivale a 36,4% do total.

Segundo o presidente da entidade, Valcir Ascari, o comunicado foi feito na sexta-feira (29 de abril) e os empregados foram informados das dispensas por telegrama.

Os funcionários em "layoff" trabalhavam no terceiro turno, que permanece suspenso, e os que retornaram ao trabalho estão sendo realocados no primeiro e no segundo turnos de operação da fábrica, disse Ascari. De acordo com ele, o sindicato vai pedir a mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para negociar a readmissão dos demitidos. Em Gravataí, a GM produz os modelos Onix e Prisma.

"O Onix é o carro mais vendido no país; não é um pico de vendas, mas não dá para descontar nas costas dos trabalhadores", afirmou o sindicalista. Ele afirmou que o sindicato pretende fazer protestos contra as demissões em frente à fábrica, à prefeitura e à Câmara de Vereadores de Gravataí.

Em nota, a GM disse que durante o "layoff" mais da metade dos empregados atingidos pela medida voltou ao trabalho, mas "a esperada recuperação do mercado, infelizmente, não aconteceu". Segundo a empresa, "houve queda de mais de 26% nas vendas da indústria apenas nos primeiros quatro meses de 2016".

Conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Onix foi líder de mercado no país no primeiro trimestre deste ano, com 35,5 mil unidades comercializadas e alta de 18,5% ante igual período de 2015. O Prisma apresentou queda de 18,7% na mesma base de comparação, para 15,3 mil unidades vendidas, mas na soma dos dois modelos houve alta de 4,2%, para 50,8 mil veículos emplacados.