Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Menos consumidores farão compras no Dia das Mães, aponta pesquisa

02/05/2016 12h01

Uma parcela menor de consumidores devem fazer compras para comemorar o Dia das Mães e, além disso, o valor dos presentes deve ser menor do que em 2015, de acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC.

O levantamento mostrou que 61% dos entrevistados vão comprar presentes para a data, em comparação aos 75% que manifestaram essa intenção no ano passado. A pesquisa teve abrangência nacional e foi feita entre 7 e 25 de abril. Também constatou-se que 52% vão gastar menos neste ano na compra do presente para as mães, ante 38% que reduziram o montante gasto na comemoração da data no ano passado.

Em relação ao valor dos presentes, 75% pretendem gastar até R$ 200, em comparação a 61% no ano passado. De acordo com o estudo da Boa Vista SCPC, o valor médio será até R$ 197, o que representa 28% menos que o gasto em 2015. A maior fatia dos pesquisados (68%) planeja comprar o presente à vista (47% com dinheiro e 31% no cartão de débito).

A pesquisa da Boa Vista SCPC revelou que 39% dos consumidores não comprarão presentes neste Dia das Mães. Desse universo, a maioria (55%) afirma que não poderá comprar nenhuma lembrança por não ter condições financeiras ou então por estar endividada. No ano passado, 48% alegaram esses motivos para passar a data "em branco".

Os consumidores pretendem dar presentes a outras pessoas, além das mães, nessa data. Segundo o levantamento, 44% vão presentear as mães, mas 12% pretendem dar lembranças a outras pessoas como irmãs, tias e amigas. Outros 12% planejam comprar presente para a sogra, 8% para a avó e 5% para a esposa.

Os itens de uso pessoal são os preferidos para presentear na data, com 52% das menções (em comparação a 43% no ano passado). Especificamente, os que optarão por esses produtos escolherão itens de perfumaria (25%), vestuário, calçados e bolsas (23%) e joias e relógios (4%).

O local preferido dos consumidores para comprar as lembranças do Dia das Mães serão as lojas físicas, que têm 92% das preferências. Entre esses respondentes, 43% farão as compras em shopping centers e 39% em lojas de rua.