IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai com BC fora do mercado e expectativa por impeachment

10/05/2016 17h51

O dólar fechou em queda frente ao real, refletindo a expectativa de aprovação de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado.

Ontem, o presidente interino da Câmara Waldir Maranhão (PP-MA) revogou a decisão de anular a sessão da Câmara que aprovou a abertura do processo da presidente Dilma.

A votação da abertura do impeachment no plenário do Senado foi mantida para começar amanhã, 11 de maio.

A moeda americana também acompanhou o movimento no exterior, onde o dólar caiu frente às principais moedas emergentes.

No mercado local, o dólar comercial fechou em queda de 1,60% cotado a R$ 3,4662. Já o contrato futuro para junho recuava 1,43% para 3,489.

O Banco Central não realizou nenhum leilão de contratos de swap cambial reverso, se mantendo fora do mercado de câmbio pelo quinto pregão consecutivo, o mais longo período desde julho de 2013.

Para o estrategista da Icap, Juliano Ferreira, a aprovação do impeachment da presidente Dilma no Senado já está refletida nos preços dos ativos, mas , dependendo do fluxo, o dólar teria espaço para cair mais 0,20 centavos se o próximo governo do vice-presidente Michel Temer colocar em prática as medidas que estão sendo estudadas como o corte de ministérios, e anunciar uma equipe econômica com nomes pró-mercado.

Ferreira, destaca, contudo que os investidores têm adotado maior cautela em apostar em uma queda do dólar frente ao real em função das atuações do BC.

A autoridade monetária tem aproveitado a menor demanda por hedge para reduzir o estoque de contratos de swap cambial tradicional, comprando dólares no mercado futuro por meio dos swaps reversos.