IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera em alta, com ganhos de ações de commodities

06/06/2016 11h10

O Ibovespa opera no terreno positivo nesta segunda-feira. A alta das commodities ajuda os papéis de empresas que vendem materiais básicos. Do outro lado, a queda do dólar provoca baixa das exportadoras. O índice da Bolsa paulista subia 0,36% às 11h01, para 50.803 pontos.

Vale PNA tinha alta de 2,69% e Vale ON subia 2,71%. CSN apurava incremento de 2,86%, Petrobras PN avançava 0,93%, Gerdau Metalúrgica PN registrava valorização de 3,72%, Usiminas PNA aumentava 4,40%% e Gerdau PN tinha elevação de 3,60%.

No front político, novas denúncias e o reajuste a servidores aprovado pela Câmara trazem estresse, mas que não chega a fazer preço no mercado futuro. O reajuste concedido a servidores do Judiciário vai custar quase R$ 60 bilhões ao longo dos próximos anos.

Novos trechos da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado citam o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). Há novas informações sobre delações de executivos da Odebrecht, entre eles Marcelo Odebrecht. Além disso, notícia informa que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, teria atuado para receber recursos desviados da Petrobras em troca de favores para a empreiteira OAS.

As ações da Kroton perdiam 0,85%. Por outro lado, os papéis ON da Ser Educacional subiam 4,07%. Kroton está no Ibovespa, Ser Educacional não. Dois dias após a Kroton confirmar seu interesse pela Estácio, a Ser Educacional apresentou ao conselho da companhia carioca uma proposta de fusão. A transação criaria um grupo de ensino superior com valor de mercado de quase R$ 6 bilhões, 740 mil alunos e uma participação de mercado de 9%. As ações da Kroton reagem a essa concorrência na proposta em queda.