Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ibovespa não resiste à perda externa e passa a cair

14/06/2016 11h56

O Ibovespa mudou de direção e passou a operar no campo negativo. A perda era de 1,12% às 11h51, para 49.102 pontos. O mercado local tentou voo solo nesta manhã, mas não resistiu às pressões externas. No exterior, os mercados ainda operam com aversão a risco por temores ligados a uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia.

Os investidores também estão focados no resultado da reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano), que decide amanhã se haverá mudanças na política monetária dos Estados Unidos. As expectativas para encontros dos bancos centrais do Japão, Reino Unido e Suíça também têm peso dos negócios.

Nesse âmbito político, ajuda a notícia de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki enviou para o juiz Sergio Moro as investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o mercado, crescem as chances de Lula se tornar inelegível e não disputar as próximas eleições.

Além disso, o mercado está avaliando como positivas declarações do novo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn. Ele se comprometeu a buscar o centro da meta de inflação. Também enfatizou a importância das expectativas em um regime de metas de inflação.