IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prevista para 48h, paralisação de técnicos do BC fará 5 dias amanhã

14/07/2016 20h31

O Sindicato dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen) decidiu manter a greve por mais 24 horas a fim de pressionar pela aprovação do projeto que muda o acesso à carreira de nível médio para nível superior. Na sexta-feira será feita nova assembleia.

A categoria tinha convocado paralisação de 48 horas, mas o movimento já completou quatro dias nesta quinta-feira. Em nota divulgada pelo sindicato, os técnicos não descartam uma ação para "ocupar" a presidência da sede e regionais do BC e só sair com a publicação do pleito no "Diário Oficial da União".

A mudança no nível de acesso está dentro do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 36/2016, que trata do reajuste de salário de algumas carreiras do funcionalismo público. Não só o PLC 36, mas os demais projetos que tratavam de reajustes foram aprovados na terça-feira pelo Senado. No entanto, foi fechado acordo de lideranças para que o presidente interino Michel Temer vete qualquer matéria que não seja o reajuste. O acordo foi fechado, pois qualquer alteração no texto faria com que ele retornasse à Câmara dos Deputados, atrasando a tramitação.

Segundo o SinTBacen, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, após reunião feita na terça-feira, comprometeu-se a continuar trabalhando pela aprovação do PLC 36/2016.