IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa segue mau humor externo e opera em queda

19/08/2016 10h56

O Ibovespa registra queda, em linha com o exterior. O índice ampliou a perda após abertura negativa em Nova York e, às 10h46, marcava recuo de 0,91%, aos 58.627 pontos.

Comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central americano) no dia anterior fizeram o mercado voltar a avaliar a possibilidade de alta de juros nos Estados Unidos. O presidente do Fed de São Francisco, John Williams, defendeu nova alta dos juros americanos "mais cedo de que tarde" e insistiu que setembro está definitivamente "no jogo". Willian Dudley, do Fed de Nova York, também fez ontem um discurso mostrando "razoável confiança" na recuperação da economia americana depois do segundo trimestre ter sido "uma aberração".

Ações de mineração e siderurgia eram destaque de queda, após um dia de ganho. CSN recuava 2,65%, Gerdau perdia 2,22%, Usiminas cedia 2,06% e Gerdau Metalúrgica tinha baixa de 1,53%.

Vale resiste um pouco e declinava menos que as pares. Vale PNA recuava 0,50% e Vale ON perdia 1,05%. Petrobras PN registrava decréscimo de 1% e Petrobras ON perdia 1,25%.

O mercado fica de olho em reunião convocada para hoje, às 15 horas, pelo presidente interino, Michel Temer, em São Paulo. O encontro será com seus principais ministros e líderes do governo para discutir a agenda do Congresso e combinar estratégias para aprovar medidas que vêm enfrentando resistências no Legislativo, como os destaques da renegociação da dívida dos Estados e a proposta de teto dos gastos. Também vão discutir como estancar novos pedidos de reajustes do funcionalismo.