IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB do México tem contração de 0,2% no segundo trimestre

22/08/2016 12h11

O PIB do México caiu 0,2% no segundo trimestre do ano, em relação ao primeiro trimestre, já considerado o ajuste sazonal. O dado foi divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas do país. Esta é a primeira contração no crescimento da economia mexicana desde o segundo trimestre de 2013. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento de 1,5%.

Apesar da retração entre o primeiro e o segundo trimestre, os resultados foram levemente melhores do que era esperado e superou as estimativas preliminares do instituto que haviam sido divulgadas no fim de junho. Uma revisão também subiu o crescimento do primeiro trimestre em relação aos três últimos meses de 2015 de 0,5% para 0,8%.

O setor de serviços subiu 0,1%, enquanto a produção industrial caiu 1,5% puxada pela baixa produção de petróleo e gás, além de desaceleração provocada pela baixa demanda externa por produtos fabricados no México. A produção agrícola também foi 0,3% menor.

Considerando os dados de todo o primeiro semestre de 2016, o PIB mexicano cresceu 2,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, acima da expectativa de economistas consultados em julho pelo Banco do México, que esperavam aumento de 2,3%.