IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa fecha em queda após Senado concluir impeachment de Dilma

31/08/2016 17h41

Concluído o processo de impeachment que decidiu afastar a ex-presidente Dilma Rousseff, os investidores começam a olhar com atenção o desempenho da economia real. O foco de curto prazo estará na divulgação do "payroll", o relatório de emprego e desemprego dos Estados Unidos, que será divulgado na sexta-feira. O documento pode dar sinais de quando o Fed, o banco central dos Estados Unidos, pode elevar a taxa de juros locais. Em tese, juros mais altos nos Estados Unidos não favorecem os investimentos em países emergentes.

Mas o excesso de liquidez global pode desmentir essa teoria. Uma parte dos investidores acredita que passado o processo de impeachment, os estrangeiros farão investimentos com mais intensidade no país. Mas as opiniões sobre esse tema estão divididas. Uma outra parte dos investidores tem dúvidas se haverá o ingresso de mais recursos estrangeiros no país. "O país perdeu o grau de investimento, o que impede que os fundos de pensão estrangeiros tragam recursos para o país", diz Raymundo Magliano Neto, diretor da Magliano Corretora.

Magliano afirma que os próximos meses serão de volatilidade para o mercado de ações. "O que estará no foco serão as aprovações das reformas da previdência e trabalhista, que devem gerar manifestações populares, podendo atrasar a votação", diz. Além disso, a proximidade das eleições municipais também pode retardar a aprovação das reformas.

Hoje, o Ibovespa fechou em queda de 1,15% aos 57.901 pontos, em um movimento de realização de lucros e também acompanhando o desempenho negativo dos mercados internacionais. As bolsas americanas caíram junto com a baixa no preço do petróleo. A cotação do óleo recuou depois que os estoques de petróleo nos Estados Unidos aumentaram em 2,276 milhões de barris, para 525,87 milhões na semana passada, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.

"A bolsa também teve um movimento de queda porque hoje é o último dia do mês e muitos investidores realizaram lucros e vão aguardar o novo governo para definir estratégias de investimento", diz Ari Santos, gerente de mesa Bovespa da H.Commor DTVM. Neste mês, o Ibovespa subiu 1,03% e tem alta de 33,57% no ano.

Entre as ações mais negociadas, os destaques de alta ficaram com os papéis PNA da Braskem, que subiram 3,87%, a maior alta do dia. Segundo reportagem do Valor, a Petrobras reabrirá formalmente o processo de venda de sua fatia na companhia petroquímica, segundo uma fonte envolvida. Segundo o jornal "O Globo", o grupo Ultra tem interesse na Braskem. Mas a compra é condicionada à permanência da Petrobras como sócia da petroquímica.

Também subiram as ações PNA da Usiminas, com alta de 2,66%, seguida por Rumo Logística com ganho de 1,69% e Tim Participações, com ganho de 1,34%. Na ponta oposta, as maiores quedas do dia ficaram com os papéis PNA da Vale, que caíram 4,29%, seguidas pelas ações ordinárias da Vale, com baixa de 4,02% e os papéis preferenciais da Bradespar, com queda de 3,56%. As ações da Vale acompanharam o desempenho negativo dos seus pares no mercado internacional. Os papéis da Petrobras também caíram, acompanhando a baixa do cotação do petróleo. Os papéis ordinários da Petrobras tiveram baixa de 2,89% e as ações preferenciais caíram 1,83%.