IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer: Limite para gasto público pode ser exemplo a outros países

01/11/2016 13h35

Ao discursar no encerramento da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) nesta terça-feira no Palácio Itamaraty, o presidente Michel Temer fez nova menção à proposta do governo que limita o crescimento do gasto público no Brasil. O presidente brasileiro afirmou que o esforço do governo pode inspirar outros países.

"Adotamos a tese de que cada país deve dimensionar suas despesas de acordo com sua receita. De alguma maneira, aquilo que estamos fazendo no nosso país", disse Temer, ao comentar os debates ocorridos no âmbito da conferência. "Os países passam também por situações de gastos acima daquilo que se arrecada. O exemplo brasileiro de alguma maneira poderá servir de exemplo para as comunidades de países de língua portuguesa", disse.

Temer também afirmou que a política externa brasileira tem vocação "universalista", ao justificar a importância dada pelo país à comunidade que reúne, além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os representantes dos países estiveram reunidos em Brasília desde domingo. De acordo com o presidente brasileiro, foram debatidas atividades a serem executadas para promover o crescimento econômico, a geração de emprego e a erradicação da pobreza.
Serra
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, ressaltou na solenidade de encerramento do encontro o caráter multicultural dos países que integram a CPLP, classificando-os, inclusive o Brasil, como "fortes defensores" da paz, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

Serra disse ainda que, enquanto o Brasil presidir a CPLP pelo próximo biênio, a comunidade se tornará importante ator para cooperação e diálogo entre os países que são cada vez mais importantes e relevantes em um contexto de crises globais.

"Os países da CPLP compartilham valores comuns que permitem atuação conjunta", afirmou o chanceler brasileiro.