Bolsas

Câmbio

Turismo em SP perde 1,9 mil vagas de trabalho no 3º trimestre de 2016

O setor de viagens e eventos do Estado de São Paulo fechou 1.917 postos de trabalho com carteira assinada nos meses de julho, agosto e setembro de 2016. No mesmo período de 2015, essas atividades tinham criado 1.138 novas posições, conforme dados divulgados nesta segunda-feira pela Fecomercio-SP por meio da Pesquisa de Emprego do Setor de Viagens e Eventos (PESVE).

De acordo com a pesquisa, entre janeiro e setembro de 2016 o setor de turismo paulista acumulou a perda de 1.621 vagas formais comparado a igual período de 2015.

Em termos de variação porcentual, o estoque ativo de empregados no setor caiu 0,7%, somando 281.130 trabalhadores formais.

Atividades

Entre as seis atividades analisadas, as únicas altas no terceiro trimestre de 2016 foram vistas nos setores de alimentação, com crescimento de 0,4%, e agências e operadoras de viagens, com 0,5%, ou 114 novas vagas.

Por outro lado, o setor de hospedagem teve a maior redução em número de vagas no terceiro trimestre de 2016, com queda de 1,6%. Em segundo lugar, o setor de transporte recuou 0,8%.

Efeitos da crise

De acordo com a assessoria econômica da Fecomercio-SP, o resultado do terceiro trimestre de 2016 mostra que o setor de viagens e turismo ainda sente os efeitos da crise. A entidade destacou que o setor de viagens e eventos está diretamente relacionado ao segmento corporativo e mantém alta dependência do ambiente de negócios, que proporciona mais facilidade de acesso a investimentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos