IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indicador antecedente da economia cai 1,7% em dezembro, diz FGV

18/01/2017 15h51

O indicador elaborado pela FGV e The Conference Board que procura antecipar a tendência da economia caiu 1,7% em dezembro, na comparação com novembro, para 101,2 pontos, informam as instituições. Das oito séries que compõem o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE), sete contribuíram para queda do mês passado.

Já o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mensura as condições econômicas atuais, subiu 0,3% em dezembro, atingindo a marca de 97,8 pontos. Considerando os dados revisados, este resultado sucede uma alta de 0,5% em novembro e uma queda de 0,4% em outubro.

"A queda do indicador antecedente em dezembro representa antes de tudo a adequação das expectativas após o período em que se elevaram prematuramente ao longo de 2016", afirma Paulo Picchetti, pesquisador do Ibre-FGV. "No entanto, o ICCE já sinaliza que, passado esse ajuste das expectativas, os fundamentos começam a apontar uma recuperação ainda que inicialmente suave da atividade econômica", acrescenta Picchetti.

O Indicador Antecedente Composto da Economia agrega oito componentes econômicos que medem a atividade econômica no Brasil. Cada um deles vem se mostrando individualmente eficiente em antecipar tendências econômicas. A agregação dos indicadores individuais em um índice composto filtra os chamados "ruídos", colaborando para que a tendência econômica efetiva seja revelada.