IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alexandre de Moraes toma posse como ministro substituto do TSE

25/04/2017 20h22

Pouco mais de um mês após tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes assumiu, também, como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A breve cerimônia ocorreu no fim da tarde desta terça-feira, 25, antes da sessão ordinária do plenário.


Moraes ocupa a vaga que ficou aberta com a morte de Teori Zavascki, em janeiro, em decorrência de um acidente aéreo no Rio de Janeiro. Ele é o terceiro ministro substituto, ou seja, só atua se os três titulares do TSE oriundos do STF - Gilmar Mendes, Luiz Fux e Rosa Weber - faltarem ao mesmo tempo. Devido a isso, é pouca a chance de Moraes participar do julgamento da ação que pode cassar a chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, a mais importante em curso na Corte eleitoral, cuja relatoria é do ministro Herman Benjamin. O primeiro e o segundo ministros substitutos são Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.


Na cerimônia de posse, Moraes leu o termo de compromisso regimental do TSE e não proferiu nenhum discurso. Presidente do TSE, Mendes deu as boas-vindas ao novo colega: "Muito nos honra a vinda de Vossa Excelência para esta Corte, que poderá contar com sua profícua experiência para conduzir os trabalhos."


O plenário do STF decidiu pelo nome de Moraes em uma votação simbólica, no dia 5 de abril. Ele já seria o próximo a assumir uma cadeira no TSE, já que é o membro mais novo do Supremo que ainda não havia ocupado vaga na Corte eleitoral.