IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lojas Americanas testa modelo de loja de conveniência no país

12/05/2017 15h16

A Lojas Americanas estuda a entrada no negócio de lojas de conveniência, informa nesta sexta-feira (12) a empresa em material de resultados. O anúncio acontece depois que a empresa já havia informado, no ano passado, interesse no negócio de postos de combustível e lojas de conveniência da BR Distribuidora, que busca um sócio para a operação.


No relatório de resultados, a empresa diz que vem desenvolvendo testes "com formatos cada vez menores e com sortimento diferenciado".


No final de 2016, a rede já lançou um novo formato de loja, "com tamanho reduzido e produtos cuidadosamente selecionados e voltados para conveniência alimentar como laticínios, sanduiches, salgados,alimentos pré-preparados e congelados, cafés, cervejas, vinhos, entre outros", informa. A primeira loja neste conceito foi inaugurada no bairro do Leme, no Rio de Janeiro.


"A implementação deste novo formato vem permitindo a adoção de entrega just in time e otimização de processosoperacionais", informa.


Para 2017, a empresa diz que continuará investindo no desenvolvimento deste modelo de negócio e planeja abrir outraslojas no novo formato.


"Esse mercado apresenta grande potencial de crescimento no Brasil quando comparado com as médias globais. O segmento de conveniência representa 16% do varejo total no país, enquanto no mundo alcança patamar de 22%", informa.


No Brasil, a quantidade de lojas de conveniência em relação ao total de lojas varejistas é metade da média global, segundo diz a companhia.


"Acreditamos que o potencial de mercado somado à capacidade logística e de execução da companhia torna-se uma grande oportunidade de geração de valor".