IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avião com cocaína decolou de fazenda dos Maggi; grupo nega ligação

26/06/2017 16h09

O avião bimotor interceptado pelaForça Aérea Brasileira (FAB) que transportava 500 quilos de cocaína de Mato Grosso para Goiás decolou da fazenda Itamarati, em MT, de propriedade do grupoAmaggi, controlado pela família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.


O grupo negou relação com o episódio.A Amaggi afirmou ainda aguardar o desenrolar das investigações sobre a propriedade da aeronave e as circunstâncias exatas da operação. A apreensão ocorreu no fim de semana.


O Ministério da Agricultura não se pronunciou.


De acordo com a FAB, a aeronavematrículaPT-IIJdecolou da Fazenda Itamarati Norte - no município de Campo Novo do Parecis (MT) - com destino à Santo Antônio do Leverger (MT). Segundo a FAB, ao invés de pousar no aeródromo de Aragarças, a aeronave arremeteu, pousando somente na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás.


A empresa afirmou que a região de Campo Novo dos Parecis tem sido vulnerável à ação de grupos do tráfico internacional de drogas, dada a sua proximidade com a fronteira do Estado de Mato Grosso com a Bolívia. "Tal vulnerabilidade acomete também as fazendas localizadas na região", afirma a nota, acrescentando que a Amaggi já chegou a prestar apoio a uma operação da Polícia Federal (PF) no combate ao tráfico de drogas.


"Localizada em Campo Novo do Parecis, a parte arrendada pela Amaggi na Fazenda Itamarati conta com 11 pistas autorizadas para pouso eventual (apropriadas para a operação de aviões agrícolas, o que não demanda vigilância permanente) localizadas em pontos esparsos de 54,3 mil hectares de extensão", acrescenta a nota divulgada pela empresa.