IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Oposição inaugura fila para debater denúncia contra Temer na CCJ

12/07/2017 07h59

Embora a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para votar a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) só esteja marcada para as 11h desta quarta-feira (12), o primeiro deputado já chegou - às 7h20 - para inaugurar a fila dos inscritos para debater a acusação.


O deputado Wadih Damous (PT-RJ), que é favorável ao prosseguimento da denúncia, procurou chegar antes dos colegas para poder fazer a orientação pela bancada do PT.


A lista de inscritos pode chegar a 192 deputados, com mais de 40 horas de debates. A base do governo articula, contudo, aprovar um requerimento de encerramento de discussão após dez pessoas falarem - cinco contra e cinco a favor. Caso isso ocorra, a oposição promete fazer obstrução com requerimentos, discursos e manobras regimentais para tentar postergar a aprovação do voto em separado dos deputados do PMDB contra a acusação.


O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator designado pelo presidente da CCJ, apresentou nessa segunda-feira (10) parecer favorável à autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a denúncia de que Temer teria cometido o crime de corrupção passiva ao negociar propina com os donos da JBS para favorecer a empresa em assuntos no governo. O presidente nega.