IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade afirma que compra da Votorantim pela Arcelor é complexa

17/07/2017 09h11

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) declarou "complexa" duas operações em análise pela autoridade antitruste. Na primeira, a Monsanto se funde com a Bayer. A segunda diz respeito a compra da Votorantim Siderurgia pela ArcelorMittal.


Quando um caso é declarado complexo, a Superintendência Geral (SG) do Cade, responsável pelas análises de operações em primeira instância, pede um aprofundamento nas análises com a ajuda do Departamento de Estudos Econômicos (DEE) da autarquia.


Na operação entre as duas siderúrgicas, a SG afirmou que a "operação resultará em concentrações relevantes em mercados de aços longos comuns, tais como barras, perfis leves, perfis médios, fio-máquina, vergalhões e trefilados".


"Some-se a tais fatores que a operação poderá gerar praticamente um duopólio em alguns mercados e há presença de fatores estruturais que podem favorecer o exercício de poder de mercado coordenado", acrescentou.


Monsanto e Bayer


Sobre a operação entre Monsanto e Bayer, a SG indicou que, de acordo com os dados apresentados até o momento "a operação resulta em concentrações elevadas nos mercados de sementes de soja e de algodão, além de biotecnologia para algodão".


"Ademais, verificou-se que ambas são empresas relevantes na pesquisa e desenvolvimento de sementes, eventos transgênicos e defensivos agrícolas, setor atualmente já concentrado, especialmente no que respeita ao desenvolvimento de eventos transgênicos", prossegue.