Bolsas

Câmbio

Consumo de gás natural cresce 13,4% em maio, aponta Abegás

O consumo de gás natural, no Brasil, cresceu 13,4% em maio, na comparação com igual período do ano passado. De acordo com levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), foram vendidos, no país, em média, 62,819 milhões de metros cúbicos diários de gás no mês retrasado.


No ano, contudo, a distribuição de gás acumula uma retração de 5,52%.


Em nota à imprensa, o presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon, destacou que o crescimento em maio confirma os "sinais positivos" verificados no aumento de demanda e que, desde de janeiro de 2016, o mercado brasileiro não registrava dois meses consecutivos de alta.


As indústrias aumentaram em 4% o volume consumido, para 27,815 milhões de m³/dia. Já as vendas para as termelétricas, em função do aumento da demanda por energia, subiram 56,4% na comparação anual.


A Abegás também registrou, em maio, aumento de 8,8% no consumo de gás natural veicular (GNV), para 5,237 milhões de m³/dia; de 24,8% no segmento residencial (1,29 milhão de m³/dia); e de 23,98% na cogeração (2,747 milhões de m³/dia).


No setor comercial, por sua vez, houve queda de 8,2%, para 776 mil m³/dia. Já o uso de gás como matéria-prima caiu 25,54% (508 mil m³/dia).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos