IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da construção aumenta em julho, mostra FGV

26/07/2017 08h59

A confiança dos empresários da construção civil subiu ligeiramente em julho, reforçando a percepção de que o pior momento para o setor ficou para trás. No entanto, o frágil avanço ainda desperta preocupações para o segmento, segundo avaliação da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Construção (ICST) aumentou 0,4 ponto em julho, para 74,6 pontos, retornando ao patamar de março de 2017 (76,5 pontos), na série ajustada sazonalmente.


Em nota, a coordenadora de Projetos da Construção da FGV, Ana Maria Castelo, destaca, porém, que o ICST de julho está apenas 7 pontos acima do mínimo histórico e mais de 25 pontos abaixo da média. "O lento crescimento e as idas e vindas da confiança nos últimos meses sinalizam um quadro ainda bastante frágil para a atividade da construção, no qual as bases para retomada ainda não estão garantidas", afirmou.


A alta do ICST em julho decorreu tanto da avaliação presente quanto das perspectivas no curto prazo. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) cresceu 0,5 ponto, para 64,4 pontos, com destaque para o indicador que mede a satisfação com a situação corrente dos negócios, que avançou 1,4 ponto, para 67,2 pontos, maior nível desde janeiro de 2017 (67,4 pontos).


O Índice de Expectativas (IE-CST) teve aumento de 0,3 ponto, atingindo 85,1 pontos. A maior contribuição nesse quesito veio do indicador que mede o otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes, que avançou 0,8 ponto, para 86,8 pontos.


Após cinco quedas consecutivas o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor, voltou a subir em julho, em 0,3 ponto percentual, alcançando 61,8%.


A edição de julho da sondagem coletou informações de 707 empresas entre os dias 3 e 24 de julho.