IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consumo de energia tem alta anual de 1,1% em junho, segundo EPE

31/07/2017 18h58

O consumo de energia no Brasil em junho totalizou 37.816 gigawatts-hora (GWh), volume 1,1% superior em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, o consumo foi 0,4% maior que o observado entre janeiro e junho de 2016, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).


No setor industrial, o consumo de energia em junho, de 13.770 GWh, ficou em linha com o de igual mês do ano passado. A EPE, contudo, destaca que junho de 2017 teve um dia útil a menos que o anterior.


Segundo a estatal de estudos energéticos, o consumo do setor residencial em junho, de 10.846 GWh, foi 2,2% superior, na comparação anual. O crescimento modesto, destacou a EPE, deve-se à falta de segurança do consumidor com relação à melhora do ambiente econômico.


Na mesma comparação, o setor comercial também apresentou alta, de 1,5%, totalizando o consumo de 6.948 GWh, no mês passado. Segundo a EPE, o resultado decorre de conjunto de fatores como as condições climáticas, a melhora em indicadores econômicos e um ligeiro crescimento das concessões de crédito.


Esse setor, porém, foi o único que apresentou queda no consumo no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a EPE, o recuo, de 0,7%, seguiu a trajetória da contração econômica nas atividades de comércio e serviços no período.