Decolar.com reverte prejuízo e lucra US$ 18 milhões no 1º semestre
A Decolar.com, maior agência latino americana de turismo on-line, registrou lucro líquido de US$ 18 milhões no primeiro semestre deste ano, revertendo o prejuízo líquido, de US$ 556 mil, apurado em igual período de 2016.
Na mesma base de comparação, a receita da companhia aumentou 28,1% e atingiu US$ 248,46 milhões. As despesas operacionais aumentaram 26,2%, para US$ 149,4 milhões. O lucro operacional foi de US$ 32,86 milhões entre abril e junho deste ano, cerca de quatro vezes superior ao ganho operacional de US$ 8,3 milhões, um ano antes.
Os dados foram divulgados pela Decolar.com no prospecto de pedido de oferta pública inicial de ações (IPO), que a companhia arquivou ontem (15) na Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos).
O plano da companhia é captar ao menos US$ 100 milhões de recursos com a venda de ações.
Os controladores da Decolar.com são o fundo Tiger Global, com 57,3% das ações, a Expedia ? dona das agências de viagens on-line Trivago, Hoteis.com e Expedia ?, com 16,4%, e o General Atlantic Partners, detentor de 5,4% do capital da empresa.
A Decolar.com informou que no ano de 2016 consolidado, a companhia teve lucro líquido de US$ 17,8 milhões, ante prejuízo de US$ 85,3 milhões em 2015. Mas a receita líquida entre 2015 e 2016 caiu 2,5%, para US$ 411,2 milhões.
A Decolar realizou 7,2 milhões de transações de venda de pacotes, passagens aéreas em 2016, ou 6,4% menos que em 2014. O volume de vendas geradas nessas operações atingiu US$ 2,26 bilhões, uma retração de 9,2% ante 2015.
O Brasil respondeu por 40,5% das transações de venda feitas pela Decolar em 2016, seguido pela Argentina, onde a empresa fez 25% dos negócios.
Separando as vendas da Decolar.com por segmento de produto, as passagens aéreas representam 59% dos negócios, e os pacotes por 41%.
Fundada em 1999 na Argentina, originalmente com a marca Despegar, a Decolar.com atua hoje em 20 países. Segundo dados de tráfego compilados pelo Google, a companhia é líder entre as agência de viagens on-line no Brasil, na Argentina, Colômbia e Chile, além de ser vice-líder no México.
A Decolar diz que vai usar os recursos para ampliar os negócios, incluindo oportunidades de aquisição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.